PROJETOS

2 comentários:

  1. PROJETO: A utilização das tics na sala de aula
    JUSTIFICATIVA

    As tics estão aí e o professor não está sabendo como explora-las, acredito que o uso das tics irá melhorar a qualidade do meu trabalho e tornar as aulas amis interessantes e atrativas cabe ao professor se aprofundar e explorar essa variedade se recursos disponíveis na educação.


    OBJETIVOS
    -- Como utilizar as várias modalidades das tics em meus planejamentos pedagógicos.

    _ Conhecer e explorar a biblioteca virtual.

    -- Explorar a tecnologia além dos limites da sala de aula.

    - Desafiar os educadores para que busquem nos meios tecnológicos o prazer de aprender e ensinar.


    CERTEZAS PROVISÓRIAS


    - A tecnologia está presente na maioria das escolas e estão sendo utilizadas como passa tempo dos alunos.
    - Os alunos aprendem a utilizar as tecnologias e mídias antes de chegarem a escola.(computadores, celulares, televisão, games...)


    DÚVIDAS

    _Qual a importância das Tics em sala de aula?

    _Como as tics estão sendo exploradas?

    _Será que os professores estão sendo preparados para utilizar essas tics?

    _As escolas estão preparadas para trabalharcom anova geração digital?

    __ Qual é o maior entrave dos professores ?

    ResponderExcluir
  2. A tecnologia nas escolas

    O uso das novas tecnologias no âmbito educacional está aumentando nos últimos anos, deixando de ser apenas uma realidade da instituição particular. Atualmente existem vários projetos do MEC, e aos poucos está chegando nas escolas municipais e estaduais, mudando esse cenário e rompendo com a barreira de que o computador substituiria o trabalho do professor e sim para ser usado como uma ferramenta imprescindível à Educação, entre outras já existentes tais como o uso da televisão, do vídeo, do DVD, do telefone, do rádio, do computador e Internet.
    Mas o uso cada vez maior das tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas escolas esbarram num grande problema, o despreparo de nossos professores frente à essa tecnologia, pois não somos frutos desse contexto, mas precisamos urgentemente nos preparar, nos aprimorar e sairmos do analfabetismo tecnológico e entrarmos no mundo da tecnologia para podermos auxiliar e planejar melhor nossas aulas.
    "O foco da aprendizagem é a busca da informação significativa, da pesquisa, o desenvolvimento de projetos e não predominantemente a transmissão de conteúdos específicos. (...) Os professores podem ajudar os alunos incentivando-os, a saber, perguntar, a enfocar questões importantes, a ter critérios na escolha de sites, de avaliação de páginas, a comparar textos com visões diferentes. "
    Sabemos que o computador fornece uma série de informações, e que precisam de um direcionamento para transformá-las em conhecimento. Aqui entra o papel do professor em planejar e direcionar a pesquisa com seus alunos, esse planejamento necessita ter questionamentos propostos para realização de pesquisas e as características para análise da credibilidade dos conteúdos disponíveis na rede. Ou seja, esse é o grande desafio do professor em orientar e planejar esse trabalho.
    Segundo Moran, "... o educador precisa aprender a equilibrar processos de organização e de “provocação” na sala de aula. (...) Nem o sistematizador nem o questionador podem prevalecer no conjunto. É importante equilibrar organização e inovação; sistematização e superação. processos de organização e de “provocação” na sala de aula. Mas precisamos ter claro sobre o enorme fluxo de informações ao qual estamos expostos e sobre a importância do professor ao saber dividir os processos de organização e provocação em sala de aula; de modo que o aluno seja provocado e instigado a aprender, mas que também tenha a possibilidade de sintetizar e se apropriar do que aprendeu e saiba utilizar a tecnologias para organizar a informação em site confiáveis.
    Enfim, o professor precisa ter conhecimento tecnológico para poder auxiliar e despertar em seu aluno o gosto e o interesse pela pesquisa, tornando- se o construtor de seu próprio conhecimento. Isso resultará numa aprendizagem muito mais significativa e até mesmo prazerosa para o aluno, uma vez que ele é o protagonista do processo.


    BIBLIOGRAFIA
    Texto
    Gestão inovadora da escola com tecnologias de José Manuel Moran,
    http://www.eca.usp.br/prof/moran/gestao.htm
    As tecnologias na escola – Moran- http://www.eca.usp.br/prof/moran/utilizar.htm

    ResponderExcluir