PROJETO: A utilização das tics na sala de aula JUSTIFICATIVA
As tics estão aí e o professor não está sabendo como explora-las, acredito que o uso das tics irá melhorar a qualidade do meu trabalho e tornar as aulas amis interessantes e atrativas cabe ao professor se aprofundar e explorar essa variedade se recursos disponíveis na educação.
OBJETIVOS -- Como utilizar as várias modalidades das tics em meus planejamentos pedagógicos.
_ Conhecer e explorar a biblioteca virtual.
-- Explorar a tecnologia além dos limites da sala de aula.
- Desafiar os educadores para que busquem nos meios tecnológicos o prazer de aprender e ensinar.
CERTEZAS PROVISÓRIAS
- A tecnologia está presente na maioria das escolas e estão sendo utilizadas como passa tempo dos alunos. - Os alunos aprendem a utilizar as tecnologias e mídias antes de chegarem a escola.(computadores, celulares, televisão, games...)
DÚVIDAS
_Qual a importância das Tics em sala de aula?
_Como as tics estão sendo exploradas?
_Será que os professores estão sendo preparados para utilizar essas tics?
_As escolas estão preparadas para trabalharcom anova geração digital?
O uso das novas tecnologias no âmbito educacional está aumentando nos últimos anos, deixando de ser apenas uma realidade da instituição particular. Atualmente existem vários projetos do MEC, e aos poucos está chegando nas escolas municipais e estaduais, mudando esse cenário e rompendo com a barreira de que o computador substituiria o trabalho do professor e sim para ser usado como uma ferramenta imprescindível à Educação, entre outras já existentes tais como o uso da televisão, do vídeo, do DVD, do telefone, do rádio, do computador e Internet. Mas o uso cada vez maior das tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas escolas esbarram num grande problema, o despreparo de nossos professores frente à essa tecnologia, pois não somos frutos desse contexto, mas precisamos urgentemente nos preparar, nos aprimorar e sairmos do analfabetismo tecnológico e entrarmos no mundo da tecnologia para podermos auxiliar e planejar melhor nossas aulas. "O foco da aprendizagem é a busca da informação significativa, da pesquisa, o desenvolvimento de projetos e não predominantemente a transmissão de conteúdos específicos. (...) Os professores podem ajudar os alunos incentivando-os, a saber, perguntar, a enfocar questões importantes, a ter critérios na escolha de sites, de avaliação de páginas, a comparar textos com visões diferentes. " Sabemos que o computador fornece uma série de informações, e que precisam de um direcionamento para transformá-las em conhecimento. Aqui entra o papel do professor em planejar e direcionar a pesquisa com seus alunos, esse planejamento necessita ter questionamentos propostos para realização de pesquisas e as características para análise da credibilidade dos conteúdos disponíveis na rede. Ou seja, esse é o grande desafio do professor em orientar e planejar esse trabalho. Segundo Moran, "... o educador precisa aprender a equilibrar processos de organização e de “provocação” na sala de aula. (...) Nem o sistematizador nem o questionador podem prevalecer no conjunto. É importante equilibrar organização e inovação; sistematização e superação. processos de organização e de “provocação” na sala de aula. Mas precisamos ter claro sobre o enorme fluxo de informações ao qual estamos expostos e sobre a importância do professor ao saber dividir os processos de organização e provocação em sala de aula; de modo que o aluno seja provocado e instigado a aprender, mas que também tenha a possibilidade de sintetizar e se apropriar do que aprendeu e saiba utilizar a tecnologias para organizar a informação em site confiáveis. Enfim, o professor precisa ter conhecimento tecnológico para poder auxiliar e despertar em seu aluno o gosto e o interesse pela pesquisa, tornando- se o construtor de seu próprio conhecimento. Isso resultará numa aprendizagem muito mais significativa e até mesmo prazerosa para o aluno, uma vez que ele é o protagonista do processo.
BIBLIOGRAFIA Texto Gestão inovadora da escola com tecnologias de José Manuel Moran, http://www.eca.usp.br/prof/moran/gestao.htm As tecnologias na escola – Moran- http://www.eca.usp.br/prof/moran/utilizar.htm
PROJETO: A utilização das tics na sala de aula
ResponderExcluirJUSTIFICATIVA
As tics estão aí e o professor não está sabendo como explora-las, acredito que o uso das tics irá melhorar a qualidade do meu trabalho e tornar as aulas amis interessantes e atrativas cabe ao professor se aprofundar e explorar essa variedade se recursos disponíveis na educação.
OBJETIVOS
-- Como utilizar as várias modalidades das tics em meus planejamentos pedagógicos.
_ Conhecer e explorar a biblioteca virtual.
-- Explorar a tecnologia além dos limites da sala de aula.
- Desafiar os educadores para que busquem nos meios tecnológicos o prazer de aprender e ensinar.
CERTEZAS PROVISÓRIAS
- A tecnologia está presente na maioria das escolas e estão sendo utilizadas como passa tempo dos alunos.
- Os alunos aprendem a utilizar as tecnologias e mídias antes de chegarem a escola.(computadores, celulares, televisão, games...)
DÚVIDAS
_Qual a importância das Tics em sala de aula?
_Como as tics estão sendo exploradas?
_Será que os professores estão sendo preparados para utilizar essas tics?
_As escolas estão preparadas para trabalharcom anova geração digital?
__ Qual é o maior entrave dos professores ?
A tecnologia nas escolas
ResponderExcluirO uso das novas tecnologias no âmbito educacional está aumentando nos últimos anos, deixando de ser apenas uma realidade da instituição particular. Atualmente existem vários projetos do MEC, e aos poucos está chegando nas escolas municipais e estaduais, mudando esse cenário e rompendo com a barreira de que o computador substituiria o trabalho do professor e sim para ser usado como uma ferramenta imprescindível à Educação, entre outras já existentes tais como o uso da televisão, do vídeo, do DVD, do telefone, do rádio, do computador e Internet.
Mas o uso cada vez maior das tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas escolas esbarram num grande problema, o despreparo de nossos professores frente à essa tecnologia, pois não somos frutos desse contexto, mas precisamos urgentemente nos preparar, nos aprimorar e sairmos do analfabetismo tecnológico e entrarmos no mundo da tecnologia para podermos auxiliar e planejar melhor nossas aulas.
"O foco da aprendizagem é a busca da informação significativa, da pesquisa, o desenvolvimento de projetos e não predominantemente a transmissão de conteúdos específicos. (...) Os professores podem ajudar os alunos incentivando-os, a saber, perguntar, a enfocar questões importantes, a ter critérios na escolha de sites, de avaliação de páginas, a comparar textos com visões diferentes. "
Sabemos que o computador fornece uma série de informações, e que precisam de um direcionamento para transformá-las em conhecimento. Aqui entra o papel do professor em planejar e direcionar a pesquisa com seus alunos, esse planejamento necessita ter questionamentos propostos para realização de pesquisas e as características para análise da credibilidade dos conteúdos disponíveis na rede. Ou seja, esse é o grande desafio do professor em orientar e planejar esse trabalho.
Segundo Moran, "... o educador precisa aprender a equilibrar processos de organização e de “provocação” na sala de aula. (...) Nem o sistematizador nem o questionador podem prevalecer no conjunto. É importante equilibrar organização e inovação; sistematização e superação. processos de organização e de “provocação” na sala de aula. Mas precisamos ter claro sobre o enorme fluxo de informações ao qual estamos expostos e sobre a importância do professor ao saber dividir os processos de organização e provocação em sala de aula; de modo que o aluno seja provocado e instigado a aprender, mas que também tenha a possibilidade de sintetizar e se apropriar do que aprendeu e saiba utilizar a tecnologias para organizar a informação em site confiáveis.
Enfim, o professor precisa ter conhecimento tecnológico para poder auxiliar e despertar em seu aluno o gosto e o interesse pela pesquisa, tornando- se o construtor de seu próprio conhecimento. Isso resultará numa aprendizagem muito mais significativa e até mesmo prazerosa para o aluno, uma vez que ele é o protagonista do processo.
BIBLIOGRAFIA
Texto
Gestão inovadora da escola com tecnologias de José Manuel Moran,
http://www.eca.usp.br/prof/moran/gestao.htm
As tecnologias na escola – Moran- http://www.eca.usp.br/prof/moran/utilizar.htm