O uso das novas tecnologias no âmbito educacional está aumentando nos últimos anos, deixando de ser apenas uma realidade da instituição particular. Atualmente existem vários projetos do MEC, e aos poucos está chegando nas escolas municipais e estaduais, mudando esse cenário e rompendo com a barreira de que o computador substituiria o trabalho do professor e sim para ser usado como uma ferramenta imprescindível à Educação, entre outras já existentes tais como o uso da televisão, do vídeo, do DVD, do telefone, do rádio, do computador e Internet.
Mas o uso cada vez maior das tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas escolas esbarram num grande problema, o despreparo de nossos professores frente à essa tecnologia, pois não somos frutos desse contexto, mas precisamos urgentemente nos preparar, nos aprimorar e sairmos do analfabetismo tecnológico e entrarmos no mundo da tecnologia para podermos auxiliar e planejar melhor nossas aulas.
Segundo Moran, "O foco da aprendizagem é a busca da informação significativa, da pesquisa, o desenvolvimento de projetos e não predominantemente a transmissão de conteúdos específicos. (...) Os professores podem ajudar os alunos incentivando-os a saber perguntar, a enfocar questões importantes, a ter critérios na escolha de sites, de avaliação de páginas, a comparar textos com visões diferentes. "
Sabemos que o computador fornece uma série de informações, e que precisam de um direcionamento para transformá-las em conhecimento. Aqui entra o papel do professor em planejar e direcionar a pesquisa com seus alunos, esse planejamento necessita ter questionamentos propostos para realização de pesquisas e as características para análise da credibilidade dos conteúdos disponíveis na rede. Ou seja, esse é o grande desafio do professor em orientar e planejar esse trabalho.
Mas precisamos ter claro sobre o enorme fluxo de informações ao qual estamos expostos e sobre a importância do professor ao saber dividir os processos de organização e provocação em sala de aula; de modo que o aluno seja provocado e instigado a aprender, mas que também tenha a possibilidade de sintetizar e se apropriar do que aprendeu e saiba utilizar a tecnologias para organizar a informação em site confiáveis.
BIBLIOGRAFIA
Gestão inovadora da escola com tecnologias de José Manuel Moran,disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/gestao.htm
As tecnologias na escola – Moran- http://www.eca.usp.br/prof/moran/utilizar.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário