quarta-feira, 30 de maio de 2012


REFLETINDO SOBRE AS MUDANÇAS DA LEITURA E  ESCRITA NA ERA DIGITAL



Atualmente as tecnologias encontram-se cada vez mais inseridas no contexto educacional, mudando o cenário das escolas, não só  na forma de leitura, mas de escrita também. Com o avanço do uso da internet surge uma nova forma de linguagem chamada digital. O que provoca uma crise na  leitura e escrita tradicional.

Diante desse  cenário, muitos profissionais de educação acreditam que isso poderá acarretar a perda da escrita formal no papel, da ortografia, do traçado de letras, do raciocínio presente na escrita manual, dos livros impressos... Bem como, que a linguagem digital trouxe consigo o desinteresse do aluno em ler e refletir ao escrever, pois ele só copia e cola suas pesquisas, sem precisar ler, raciocinar e digitar seus textos. A leitura e a escrita digital levam os processos educacionais a sofrerem uma profunda  mudança, onde a sala de aula passa a ser  transformada em um espaço colaborativo de aprendizagem. Entendemos que esse problema pode ser diminuído através da atenção do professor que conhece o nível de desenvolvimento linguístico de seus alunos que conseguirá perceber se o texto é da sua autoria ou não.

Sabemos que a   linguagem digital propõe uma nova estratégia  de aprendizagem a partir do manuseio das teclas do computador, celular... e que podemos estar em   contato com vários tipos de  textos escritos, jogos, fotos, músicas, slides, filmes, vídeos, desenhos, animações e outras ferramentas que dão a ela a possibilidade de explorar várias leituras ao mesmo tempo, isto faz com que o aluno  interaja e conquiste autonomia no seu processo de aprendizagem.

Apesar dos ganhos, surge também às perdas como, desinteresse do aluno pela leitura de livros, a escrita errada no caderno. Nós como professores devemos  incentivá-los a fazer leituras de livros, jornais, revistas, e trabalhar as duas formas de escrita, orientando sempre onde se deve ser aplicada cada uma. As tecnologias devem sim ser inseridos  na escola, mas de forma gradativa a fim de não causar desconfortos, pois são recursos ainda não acessíveis à maioria da população

Outro fato que merece destaque, é que antes, através da escrita no papel o aspecto físico e visual dos livros era estável e controlado de modo exclusivo pelo autor.  Hoje o livro eletrônico é mais dinâmico o que facilita o surgimento de outros estilos de escrita e de leitura que exigem utilização de novas formas ou estratégias didáticas para o desenvolvimento do processo da leitura. Esse é o grande desafio do educador,  possibilitar que os alunos desenvolvam diversas competências através de atitudes compartilhadas, coletivas e sociais.

Neste sentido, a escola não deverá  utilizar o computador como uma ferramenta, mas como um agente transformador do processo educacional como um todo. O modo como a escola utiliza o computador, a internet e outras tecnologias é que poderá estimular nos alunos a criatividade, a transmissão de informações, novas formas de sociabilidade e o desenvolvimento das habilidades cognitivas. O sucesso ou o perigo não está nos meios  tecnológico, mas no uso que dele se faz. Vale ressaltar que o computador por si só, não possui uma característica interativa, transformadora.

Enfim, acreditamos que as TICs estão aí, e não temos como voltar à trás no tempo. Elas  não ameaçam o processo de aprendizagem, e sim, são possibilidades dentre tantas outras de transformar seres humanos em leitores críticos, participativos e cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.  Por isso elas devem ser  vistas como um desafio no processo de ler e escrever e não como uma ameaça, também não devem ser impostos de uma hora para outra, tornando-se o foco do ensino,

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

RAMAL, Andrea Cecília, Ler e Escrever na Cultura Digital. Disponível em:
http://www.revistaconecta.com/destaque/edicao04.htm Acessado em 08 de setembro de 2010.
Hipertexto: Outra Dimensão para o Texto, Outro Olhar para a Educação
DIAS, Maria Helena Pereira ? PUCCAMP. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt16/t168.pdf. Acessado em 09 de setembro de 2010
RAMOS, Edla Maria Faust, Introdução a Educação Digital/ - 2 ed – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de educação a Distância, 2009

quarta-feira, 23 de maio de 2012

A tecnologia nas escolas


       O uso das novas tecnologias no âmbito educacional está aumentando nos últimos anos, deixando de ser apenas uma realidade da instituição particular. Atualmente existem vários projetos do MEC, e aos poucos está chegando nas escolas municipais e estaduais, mudando esse cenário e rompendo com a barreira de que o computador substituiria o trabalho do professor e sim para ser usado como uma ferramenta imprescindível à Educação, entre outras já existentes tais como o uso da televisão, do vídeo, do DVD, do telefone, do rádio, do computador e Internet.
      Mas o uso cada vez maior das tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas escolas esbarram num grande problema, o despreparo de nossos professores frente à essa tecnologia, pois não somos frutos desse contexto, mas precisamos urgentemente nos preparar, nos aprimorar e sairmos do analfabetismo tecnológico e entrarmos no mundo da tecnologia para podermos auxiliar e planejar melhor nossas aulas.
      Segundo Moran, "O foco da aprendizagem é a busca da informação significativa, da pesquisa, o desenvolvimento de projetos e não predominantemente a transmissão de conteúdos específicos. (...) Os professores podem ajudar os alunos incentivando-os a saber perguntar, a enfocar questões importantes, a ter critérios na escolha de sites, de avaliação de páginas, a comparar textos com visões diferentes. "
      Sabemos que o computador fornece uma série de informações, e que precisam de um direcionamento para transformá-las em conhecimento. Aqui entra o papel do professor em planejar e direcionar a pesquisa com seus alunos, esse planejamento necessita ter questionamentos propostos para realização de pesquisas e as características para análise da credibilidade dos conteúdos disponíveis na rede. Ou seja, esse é o grande desafio do professor em orientar e planejar esse trabalho.
       Mas precisamos ter claro sobre o enorme fluxo de informações ao qual estamos expostos e sobre a importância do professor ao saber dividir os processos de organização e provocação em sala de aula; de modo que o aluno seja provocado e instigado a aprender, mas que também tenha a possibilidade de sintetizar e se apropriar do que aprendeu e saiba utilizar a tecnologias para organizar a informação em site confiáveis.

       Enfim, o professor precisa ter conhecimento tecnológico para poder auxiliar e despertar em seu aluno o gosto e o interesse pela pesquisa, tornando- se o construtor de seu próprio conhecimento. Isso resultará numa aprendizagem muito mais significativa e até mesmo prazerosa para o aluno, uma vez que ele é o protagonista do processo. 

BIBLIOGRAFIA
Gestão inovadora da escola com tecnologias de José Manuel Moran,
disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/gestao.htm
As tecnologias na escola – Moran- http://www.eca.usp.br/prof/moran/utilizar.htm


sexta-feira, 18 de maio de 2012

PROJETO:  A utilização das tics na sala de aula
JUSTIFICATIVA

As tics estão aí e o professor  não está sabendo como  explora-las, acredito que o uso das tics irá melhorar a qualidade do meu trabalho e tornar as aulas amis interessantes e atrativas cabe ao professor  se aprofundar e explorar essa variedade se recursos disponíveis na educação.

OBJETIVOS
-- Como utilizar as várias modalidades das tics em meus planejamentos pedagógicos.

_ Conhecer e explorar a biblioteca virtual.

-- Explorar a tecnologia além dos limites da sala de aula.

- Desafiar os educadores para que busquem nos meios tecnológicos o prazer de aprender e ensinar.

CERTEZAS PROVISÓRIAS

- A tecnologia está presente na maioria das escolas e estão sendo utilizadas como passa tempo dos alunos.
- Os alunos aprendem a utilizar as tecnologias e mídias antes de chegarem a escola.(computadores, celulares, televisão, games...)

DÚVIDAS  

_Qual a importância das Tics em sala de aula?

_Como as tics estão sendo exploradas?

_Será que os professores estão sendo preparados para utilizar essas tics?

_As escolas estão preparadas para trabalharcom anova geração digital?

__ Qual é o maior entrave dos professores ?

domingo, 13 de maio de 2012

Explorando as Tics na sala de aula!!



Sou professora dos anos inicias a vários anos , e sempre que possível procuro melhorar minhas aulas pesquisando sugestões na internet e também sinto necessidade de compartilhar experiências desenvolvidas em sala de aula..

sempre que possível mergulho em vários blogs buscando idéias diferantes para desenvolver em minhas práticas pedagógicas... me encanto com as sugestões postadas pelos professores, o que me deixa feliz de ver que eles fazem a diferença na educação pela sua dedicação, comprometimento e pelo trabalho maravilhoso que realizam!!!

Por isso, criei meu blog, para poder fazer parte desse grupo de professores!!!

Espero conseguir!!!

Minhas saudações a todos!!